Bindflow desenvolve solução eficiente para
ajudar a resolver uma das dores mais antigas do mercado, que é lidar com a
cobrança das contas atrasadas e fechar a negociação
A
inadimplência dos consumidores é uma das dores mais antigas do mercado
brasileiro e toma o tempo e o dinheiro de milhares de companhias todos os
meses. Diariamente, diversas empresas especializadas em realizar a cobrança dessas
dívidas para bancos e financeiras realizam esse serviço, mas contam com call
centers grandes e ainda muito manuais, resultando em um retorno
insatisfatório.
Como
uma forma de escalar o serviço de recuperação de crédito, a provedora de
soluções tecnológicas Bindflow se debruçou no desenvolvimento de um sistema que
torna esse tipo de atividade mais simples, econômica e assertiva.
“Nós
inserimos a Inteligência Artificial no relacionamento com o cliente, para ter uma
conversa muito próxima de como seria com um humano, com abordagem e processo de
convencimento direcionado a cada tipo de perfil, priorizando o pagamento ou a renegociação
da dívida, seja por parcelamento ou com desconto”, explica o COO da Bindflow,
Jeferson Passos.
Hoje,
uma empresa com uma lista de 1 milhão de devedores, por exemplo, que conseguiria
fazer 30% da cobrança por meio de humanos, pode ter o negócio escalado ao
conseguir abraçar os outros 70%, com o uso da solução da Bindflow, afirma
Passos.
Para
se ter uma ideia, o Brasil tem 66,96 milhões de devedores, segundo indicador da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil). O volume indica
que 4 a cada 10 brasileiros estão negativados (40,83%), com valor médio de R$
4.388,21 e o maior índice é no setor bancário (64,02%), seguido de água e luz (11,33%),
comércio (11,20%) e outros (7,16%). Com um volume tão elevado, o processo é cada
vez mais oneroso para as empresas, o que justifica a necessidade de escalar a
atividade.
O
CIO da Bindflow, Lucas Moraes, revela que a solução desevolvida é capaz de
criar personas para fazer a interação com o cliente e, junto, é realizado o
aprendizado de linguagem natural. “Conseguimos enriquecer bastante esse
processo, para que, por exemplo, essa IA seja capaz de não somente qualificar
as emoções das pessoas que estão entrando em contato pelo chat, mas capacitar
essa IA para que tenha técnicas de argumento de vendas”, afirma.
Segundo
Moraes, a IA consegue atuar como um vendedor humano que faz uso de conceito de
PNL (Programação Nerolinguística) em
suas atividades. “São aqueles gatilhos de neurolinguagem, usados para conseguir
fisgar um cliente ou fazer com que um produto seja mais relevante por meio da comunicação.
A IA faz isso hoje com bastante eficiência e assim conseguimos reduzir custos
para dentro das operações das empresas", destaca o CIO da Bindflow.
O
conceito não existia até então e é um posicionamento no qual a Bindflow entra
com muita energia, como destaca Passos. “Como comportamento padrão, quem não pagou
boleto de faculdade, por exemplo, não tem o mesmo comportamento de um comprador
de cargas de refrigerante, por exemplo. Conseguimos então treinar a IA para captar
as várias intenções do cliente, para que, a partir disso, consiga avaliar uma
proposta. Esse resultado de automação, a longo prazo, é fantástico”, diz.
Conforme
Moraes, todo o processo de prova de conceito (POC) que está sendo realizado aprimora
a IA e a deixa mais afiada a cada treino. O resultado financeiro pode
contribuir para o desenvolvimento de outras áreas da empresa usuária do
sistema. “Isso é muito enriquecedor para o negócio. Todo esse time pode ser
direcionado a desenvolver outro papel de liderança, que talvez seja mais
fundamental para essa parte estratégica do negócio”, complementa.
Sobre a BindFlow – Criada em 2021, a BindFlow oferece
cinco frentes de soluções tecnológicas: RCO, bindhealth, tracking,
desenvolvimento de software e transformation. No portfólio, a empresa com sede
em Curitiba, desenvolveu soluções para a Loreal Paris, a Ecco Salva, a Rumo, a
rede de supermercados Condor e a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense
(Copasul). Em seu segundo ano de vida, a BindFlow registrou crescimento
superior a 400%. O propósito da empresa é oferecer produtos diferenciados a
partir de amplo conhecimento técnico e criatividade, tendo em foco também o
desenvolvimento pessoal. Mais informações pelo telefone (41) 99933-4587, pelo
e-mail contato@bindflow.com.br e pelo site: https://bindflow.com.br/