Ao todo, 16 estandes com 14 micro e pequenas empresas tiveram a chance de expor suas marcas no maior evento gastronômico do mundo
Foto: Sabrina Brito.
Com o apoio do Sebrae no DF e por meio da Vila Sebrae, empresários de Brasília participam da 2ª edição do Taste Festival, que teve origem em Londres e, atualmente, está presente em 13 cidades pelo mundo, tendo o Distrito Federal como um dos seus palcos. Marcado para os finais de semana de 5 a 7 e de 12 a 14 de maio no Pontão do Lago Sul, o evento promove conexão, capacitação e troca de experiências aos empreendedores. Já para o público em geral, é uma oportunidade de estar em workshops, saborear variedades gastronômicas, ter aulas com chefs renomados e participar de rodas de conversa. Os ingressos custam entre R$20 e R$25 reais (a meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do evento.
Para a gestora de projetos do Sebrae no DF, Letícia Garcia, o objetivo de introduzir os micro e pequenos empresários da Capital Federal no Taste Festival vai muito além do faturamento. "O posicionamento da marca é igualmente importante. Estar junto de grandes empresas e participar de um evento internacional, reforça e valida as marcas", aponta.
Ao todo, são 14 micro e pequenas empresas do DF, organizadas em 16 estandes, localizadas na Vila Sebrae. É o caso do casal Cláudia e Cid Marques Faria, proprietários da Cachaça Remedin. "Este, é o segundo ano que participamos e consideramos esse evento muito legal, pois além do posicionamento da marca e exposição dos nossos produtos, temos a chance de aproveitar um clima gostoso, com muita gente circulando, famílias interagindo e buscando entender como são feitas as nossas cachaças. Todos estão ao redor dos estandes comendo e escutando uma boa música. Com isso, também agregamos um valor afetivo ao nosso produto", afirma o empresário Cid Marques.
"Também é uma oportunidade para colocarmos nossa marca ao lado de outras maiores e de muita qualidade. Estar no Taste Festival sempre traz bons resultados. Para se ter uma ideia, na última edição atendemos clientes que voltaram este ano e nos reconheceram, comprando com a gente novamente", assegura Cláudia.
O visitante Mateus da Conceição é de Curitiba e prestigiou o evento. "Claramente, percebemos que o Festival tem como proposta contemplar o pequeno empresário. Aqui, não estão somente grandes restaurantes da cidade, mas também segmentos artesanais, como doces e bebidas típicas da região, como Kombucha. Então, isso atrai o consumidor e valoriza o produto local", argumenta.
O tamanho do evento proporciona grande potencial de tráfego de público e geração de negócios. Em 2022 foram apoiados 20 pequenos negócios com ticket médio de venda de R$5.100, com mais de R$102 mil em negócios gerados durante os dois finais de semana do evento. Agora, segundo a organização, a expectativa é ultrapassar o alcançado no ano anterior.
Essa também é a projeção do proprietário da chocolateria Aguimar Ferreira, Alexandre Ferreira. "Queremos alcançar mais de dois mil clientes e nos aproximar deles. Aqui podemos conversar, tirar dúvidas e explicar o conceito dos nossos produtos. Assim, ao experimentar os chocolates, os clientes entendem o que significa a textura, o conceito e a importância dos ingredientes", destaca.
O proprietário da Ice Cream Roll Sorvete Tailandês, Sérgio Campelo, concorda. "Com a pandemia, ficamos estagnados. E agora é o momento de projetar novamente nossa marca. Por isso, participar do Taste é importante para nós", diz.
O evento também é um laboratório para estudantes de gastronomia e jovens que planejam empreender no futuro. É o caso do Wanderley de Sousa, que diz buscar ampliar o paladar, mas também pesquisar nichos de mercado. "Este é o segundo ano que visito o Taste e sempre é um aprendizado novo. Nos estandes que manipulam carnes, que é uma área que pretendo seguir, sempre tem uma dica de chefs que faz muita diferença. Outro ponto é que podemos aproveitar a grande diversidade de pratos e bebidas que não consumimos no dia a dia", conta.
A experiência oferece ainda, área kids, palco musical, um espaço com expositores variados e um balcão de negócios visto como uma oportunidade para os empreendedores atingirem o seu público-alvo.
O perfil jovem empreendedor tem crescido e marcado presença no Festival. Um dos estandes foi o Madame Brioche Pães Artesanais, da proprietária Gabriela Jaguaride, 31 anos. "Vejo que o maior desafio no empreendedorismo é a falta de preparação, já que desde o ensino médio, somos moldados para o funcionalismo público. Mas, apesar disso, o empreendedorismo é para mim uma forma de expressão, criatividade e de autoconhecimento, pois para resolver nossos problemas diários, precisamos usar tudo o que temos. Com o tempo, tudo vai ficando mais fácil, encontramos novas soluções e tudo isso me encanta muito. Empreendedorismo é vida", admite. Gabriela conclui reforçando a importância do apoio do Sebrae no DF neste processo e enaltece a oportunidade de publicidade que o Festival proporciona aos pequenos empresários.
Serviço
Taste Brasília Festival
Data: 12 a 14 de maio (de sexta-feira a domingo).
Local: Pontão do Lago Sul – SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul – Brasília – DF.
Vendas de ingressos online e informações: brasil.tastefestivals.com
Horários:
Sextas-feiras das 17h às 23h;
Sábado das 12h às 23 (Taste Sunset das 18h às 23h);
Domingos das 12h às 20h.
Confira a programação
SEXTA-FEIRA 12/05
Adega:
19h – Grand Cru: Vinhos Leves (sommelier: Vinícius);
20h – Baden Baden: degustação guiada de rótulos Baden Baden com Bárbara Soares;
21h – Grand Cru: Velho Mundo (sommelier: Kaio);
22h – Grand Cru: Monte sua Adega (sommelier: Vinícius).
Fire Pit by Santander:
19h – Lucas Corazza, do GNT – Uma sobremesa com os sabores do Cerrado;
20h30 – Leo Hamu: joelho de porco artesanal;
22h – Moisés Costa, do Masterchurras: "A evolução do churrasco a partir dos programas de carne de qualidade".
Papo de Cozinha by Electrolux:
19h – Marina Cavechia, do Teta Cheese Bar: degustação de queijos em diferentes maturações;
20h30 – Simon Lau, do Aquavit: "Tributo a Goiás Velho: cajá, baunilha, pompona, mel, castanha de pequi e bolo de arroz".
Papinho:
19h30 – Aula Taste para Bimbo: Rap 10 ou Pullman;
21h30 – Aula curadoria Taste.
SÁBADO 13/05
Adega:
14h – Nespresso com Miriam Moraes: Cajueiro;
15h – Grand Cru: Vinhos Leves (sommelier: Kaio);
16h – Baden Baden: Degustação guiada de rótulos Baden Baden com Bárbara Soares;
17h – Grand Cru: Monte sua Adega (sommelier: Vinícius);
18h – Negroni, com Lucas Grahl, do 313 Drink Bar;
20h – Grand Cru: Velho Mundo (sommelier: Kaio);
21h – Grand Cru: Novo Mundo (sommelier: Vinícius);
22h – Grand Cru: Monte sua Adega (sommelier: Kaio).
Fire Pit by Santander:
13h – Central do Cerrado com Luís Carrazza: a receita do pirarucu com pesto de baru, usando óleo de babaçu;
14h30 – Leninha Camargo: tutano na brasa, com crudo de filé e picles de maxixe;
16h – Roda de Conversa – Central do Cerrado: "O desafio de levar produtos do Cerrado a restaurantes e consumidores" com Ana Paula Jacques, Mara Alcamim e Luís Carrazza;
17h30 – Mara Alcamim, do Na Mata: frutas na brasa, baunilha do Cerrado e mascarpone feito na hora;
19h – Julia Almeida, do Almeria: roll de pato curado, rúcula selvagem e maionese de abóbora defumada;
20h30 – Marcelo Petrarca, do Bloco C e Lago: "Arroz surf & turf";
22h – Bela Marconi, do Santuária e MC do Fire Pit: "Hambúrguer ao estilo da Bela".
Papo de Cozinha by Electrolux:
13h – Sebastián Parasole, do Iesb e da Iniciativa Bandoneon: "Técnicas e Estratégias para uma alimentação mais saudável e sustentável";
14h30 – Michele Crispim, do Quanto Vale Esse Doce, do GNT;
16h – Diego Badra, do Conca: "Fermentações: para fazer, provar e levar para casa";
18h – Ada Silva, chef do Instituto HDUN: "Aprendendo a fazer brownie" (atividade para crianças);
19h30 – Edilson Oliveira, da Osteria Vicenza: "A versatilidade do crostini";
21h – Luis Palomares: THERMOMIX: Sous-vide;
Papinho:
13h30 – Aula curadoria Taste;
15h – Taste para Bimbo: produtos Bimbo Rap 10 ou Pullman;
16h30 – Bimbo fará aula;
18h – Aula curadoria Taste;
19h30 – Taste para Bimbo: produtos Bimbo Rap 10 ou Pullman;
21h – Bimbo fará aula.
DOMINGO 14/05
Adega:
13h – Baden Baden: degustação guiada de rótulos Baden Baden com Bárbara Soares;
14h – Grand Cru: Novo Mundo (sommelier: Vinícius);
16h – Grand Cru: Vinhos Leves (sommelier: Kaio);
17h – Nespresso com Miriam Moraes: Cajueiro;
18h – Grand Cru: Monte sua adega (sommelier: Vinícius);
19h – Grand Cru: Velho Mundo (sommelier: Kaio).
Fire Pit by Santander:
13h – Telma Shiraishi, do Aizomê: "A filosofia de cozinha japonesa do Aizomê";
14h30 – Rafael Massayuki: salmão na brasa com manteiga de brasa e sal grosso com ervas, vegetais tostados, molho de queijo defumado e endro dill;
16h – Central do Cerrado com Diego Badra: "Sabores do babaçu";
17h30 – Catarina Freire, chef e MC do Papo de Cozinha: bobó de frango defumado;
19h – "Dom Francisco, 35 anos", com Francisco e Giuliana Ansiliero, e participação de Guilherme Lobão.
Papo de Cozinha by Electrolux:
14h30 – Vivian Nogueira, chef do Instituto HDUN: "Aprendendo a fazer doces gourmet";
16h – Aula especial do Meliá com os chefs Victor André e Miguel Ojeda, do restaurante Norton: choripan Norton com chimichurri;
17h30 – Vivian Nogueira, chef do Instituto HDUN: "Aprendendo a fazer pipoca gourmet";
19h – Lucia Sequerra, chef do Papo de Cozinha: cheesecake com crocante de baru e calda de frutas do Cerrado.
Papinho:
13h30 – Taste para Bimbo: produtos Bimbo Rap 10 ou Pullman;
15h – Aula curadoria Taste;
16h30 – Bimbo fará aula.
Com o apoio do Sebrae no DF e por meio da Vila Sebrae, empresários de Brasília participam da 2ª edição do Taste Festival, que teve origem em Londres e, atualmente, está presente em 13 cidades pelo mundo, tendo o Distrito Federal como um dos seus palcos. Marcado para os finais de semana de 5 a 7 e de 12 a 14 de maio no Pontão do Lago Sul, o evento promove conexão, capacitação e troca de experiências aos empreendedores. Já para o público em geral, é uma oportunidade de estar em workshops, saborear variedades gastronômicas, ter aulas com chefs renomados e participar de rodas de conversa. Os ingressos custam entre R$20 e R$25 reais (a meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do evento.
Para a gestora de projetos do Sebrae no DF, Letícia Garcia, o objetivo de introduzir os micro e pequenos empresários da Capital Federal no Taste Festival vai muito além do faturamento. "O posicionamento da marca é igualmente importante. Estar junto de grandes empresas e participar de um evento internacional, reforça e valida as marcas", aponta.
Ao todo, são 14 micro e pequenas empresas do DF, organizadas em 16 estandes, localizadas na Vila Sebrae. É o caso do casal Cláudia e Cid Marques Faria, proprietários da Cachaça Remedin. "Este, é o segundo ano que participamos e consideramos esse evento muito legal, pois além do posicionamento da marca e exposição dos nossos produtos, temos a chance de aproveitar um clima gostoso, com muita gente circulando, famílias interagindo e buscando entender como são feitas as nossas cachaças. Todos estão ao redor dos estandes comendo e escutando uma boa música. Com isso, também agregamos um valor afetivo ao nosso produto", afirma o empresário Cid Marques.
"Também é uma oportunidade para colocarmos nossa marca ao lado de outras maiores e de muita qualidade. Estar no Taste Festival sempre traz bons resultados. Para se ter uma ideia, na última edição atendemos clientes que voltaram este ano e nos reconheceram, comprando com a gente novamente", assegura Cláudia.
O visitante Mateus da Conceição é de Curitiba e prestigiou o evento. "Claramente, percebemos que o Festival tem como proposta contemplar o pequeno empresário. Aqui, não estão somente grandes restaurantes da cidade, mas também segmentos artesanais, como doces e bebidas típicas da região, como Kombucha. Então, isso atrai o consumidor e valoriza o produto local", argumenta.
O tamanho do evento proporciona grande potencial de tráfego de público e geração de negócios. Em 2022 foram apoiados 20 pequenos negócios com ticket médio de venda de R$5.100, com mais de R$102 mil em negócios gerados durante os dois finais de semana do evento. Agora, segundo a organização, a expectativa é ultrapassar o alcançado no ano anterior.
Essa também é a projeção do proprietário da chocolateria Aguimar Ferreira, Alexandre Ferreira. "Queremos alcançar mais de dois mil clientes e nos aproximar deles. Aqui podemos conversar, tirar dúvidas e explicar o conceito dos nossos produtos. Assim, ao experimentar os chocolates, os clientes entendem o que significa a textura, o conceito e a importância dos ingredientes", destaca.
O proprietário da Ice Cream Roll Sorvete Tailandês, Sérgio Campelo, concorda. "Com a pandemia, ficamos estagnados. E agora é o momento de projetar novamente nossa marca. Por isso, participar do Taste é importante para nós", diz.
O evento também é um laboratório para estudantes de gastronomia e jovens que planejam empreender no futuro. É o caso do Wanderley de Sousa, que diz buscar ampliar o paladar, mas também pesquisar nichos de mercado. "Este é o segundo ano que visito o Taste e sempre é um aprendizado novo. Nos estandes que manipulam carnes, que é uma área que pretendo seguir, sempre tem uma dica de chefs que faz muita diferença. Outro ponto é que podemos aproveitar a grande diversidade de pratos e bebidas que não consumimos no dia a dia", conta.
A experiência oferece ainda, área kids, palco musical, um espaço com expositores variados e um balcão de negócios visto como uma oportunidade para os empreendedores atingirem o seu público-alvo.
O perfil jovem empreendedor tem crescido e marcado presença no Festival. Um dos estandes foi o Madame Brioche Pães Artesanais, da proprietária Gabriela Jaguaride, 31 anos. "Vejo que o maior desafio no empreendedorismo é a falta de preparação, já que desde o ensino médio, somos moldados para o funcionalismo público. Mas, apesar disso, o empreendedorismo é para mim uma forma de expressão, criatividade e de autoconhecimento, pois para resolver nossos problemas diários, precisamos usar tudo o que temos. Com o tempo, tudo vai ficando mais fácil, encontramos novas soluções e tudo isso me encanta muito. Empreendedorismo é vida", admite. Gabriela conclui reforçando a importância do apoio do Sebrae no DF neste processo e enaltece a oportunidade de publicidade que o Festival proporciona aos pequenos empresários.
Serviço
Taste Brasília Festival
Data: 12 a 14 de maio (de sexta-feira a domingo).
Local: Pontão do Lago Sul – SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul – Brasília – DF.
Vendas de ingressos online e informações: brasil.tastefestivals.com
Horários:
Sextas-feiras das 17h às 23h;
Sábado das 12h às 23 (Taste Sunset das 18h às 23h);
Domingos das 12h às 20h.
Confira a programação
SEXTA-FEIRA 12/05
Adega:
19h – Grand Cru: Vinhos Leves (sommelier: Vinícius);
20h – Baden Baden: degustação guiada de rótulos Baden Baden com Bárbara Soares;
21h – Grand Cru: Velho Mundo (sommelier: Kaio);
22h – Grand Cru: Monte sua Adega (sommelier: Vinícius).
Fire Pit by Santander:
19h – Lucas Corazza, do GNT – Uma sobremesa com os sabores do Cerrado;
20h30 – Leo Hamu: joelho de porco artesanal;
22h – Moisés Costa, do Masterchurras: "A evolução do churrasco a partir dos programas de carne de qualidade".
Papo de Cozinha by Electrolux:
19h – Marina Cavechia, do Teta Cheese Bar: degustação de queijos em diferentes maturações;
20h30 – Simon Lau, do Aquavit: "Tributo a Goiás Velho: cajá, baunilha, pompona, mel, castanha de pequi e bolo de arroz".
Papinho:
19h30 – Aula Taste para Bimbo: Rap 10 ou Pullman;
21h30 – Aula curadoria Taste.
SÁBADO 13/05
Adega:
14h – Nespresso com Miriam Moraes: Cajueiro;
15h – Grand Cru: Vinhos Leves (sommelier: Kaio);
16h – Baden Baden: Degustação guiada de rótulos Baden Baden com Bárbara Soares;
17h – Grand Cru: Monte sua Adega (sommelier: Vinícius);
18h – Negroni, com Lucas Grahl, do 313 Drink Bar;
20h – Grand Cru: Velho Mundo (sommelier: Kaio);
21h – Grand Cru: Novo Mundo (sommelier: Vinícius);
22h – Grand Cru: Monte sua Adega (sommelier: Kaio).
Fire Pit by Santander:
13h – Central do Cerrado com Luís Carrazza: a receita do pirarucu com pesto de baru, usando óleo de babaçu;
14h30 – Leninha Camargo: tutano na brasa, com crudo de filé e picles de maxixe;
16h – Roda de Conversa – Central do Cerrado: "O desafio de levar produtos do Cerrado a restaurantes e consumidores" com Ana Paula Jacques, Mara Alcamim e Luís Carrazza;
17h30 – Mara Alcamim, do Na Mata: frutas na brasa, baunilha do Cerrado e mascarpone feito na hora;
19h – Julia Almeida, do Almeria: roll de pato curado, rúcula selvagem e maionese de abóbora defumada;
20h30 – Marcelo Petrarca, do Bloco C e Lago: "Arroz surf & turf";
22h – Bela Marconi, do Santuária e MC do Fire Pit: "Hambúrguer ao estilo da Bela".
Papo de Cozinha by Electrolux:
13h – Sebastián Parasole, do Iesb e da Iniciativa Bandoneon: "Técnicas e Estratégias para uma alimentação mais saudável e sustentável";
14h30 – Michele Crispim, do Quanto Vale Esse Doce, do GNT;
16h – Diego Badra, do Conca: "Fermentações: para fazer, provar e levar para casa";
18h – Ada Silva, chef do Instituto HDUN: "Aprendendo a fazer brownie" (atividade para crianças);
19h30 – Edilson Oliveira, da Osteria Vicenza: "A versatilidade do crostini";
21h – Luis Palomares: THERMOMIX: Sous-vide;
Papinho:
13h30 – Aula curadoria Taste;
15h – Taste para Bimbo: produtos Bimbo Rap 10 ou Pullman;
16h30 – Bimbo fará aula;
18h – Aula curadoria Taste;
19h30 – Taste para Bimbo: produtos Bimbo Rap 10 ou Pullman;
21h – Bimbo fará aula.
DOMINGO 14/05
Adega:
13h – Baden Baden: degustação guiada de rótulos Baden Baden com Bárbara Soares;
14h – Grand Cru: Novo Mundo (sommelier: Vinícius);
16h – Grand Cru: Vinhos Leves (sommelier: Kaio);
17h – Nespresso com Miriam Moraes: Cajueiro;
18h – Grand Cru: Monte sua adega (sommelier: Vinícius);
19h – Grand Cru: Velho Mundo (sommelier: Kaio).
Fire Pit by Santander:
13h – Telma Shiraishi, do Aizomê: "A filosofia de cozinha japonesa do Aizomê";
14h30 – Rafael Massayuki: salmão na brasa com manteiga de brasa e sal grosso com ervas, vegetais tostados, molho de queijo defumado e endro dill;
16h – Central do Cerrado com Diego Badra: "Sabores do babaçu";
17h30 – Catarina Freire, chef e MC do Papo de Cozinha: bobó de frango defumado;
19h – "Dom Francisco, 35 anos", com Francisco e Giuliana Ansiliero, e participação de Guilherme Lobão.
Papo de Cozinha by Electrolux:
14h30 – Vivian Nogueira, chef do Instituto HDUN: "Aprendendo a fazer doces gourmet";
16h – Aula especial do Meliá com os chefs Victor André e Miguel Ojeda, do restaurante Norton: choripan Norton com chimichurri;
17h30 – Vivian Nogueira, chef do Instituto HDUN: "Aprendendo a fazer pipoca gourmet";
19h – Lucia Sequerra, chef do Papo de Cozinha: cheesecake com crocante de baru e calda de frutas do Cerrado.
Papinho:
13h30 – Taste para Bimbo: produtos Bimbo Rap 10 ou Pullman;
15h – Aula curadoria Taste;
16h30 – Bimbo fará aula.