“Com expansão de negócios digitais, resultados robustos e estrutura de capital adequada empresa cresce EBITDA 74% no ano de 2022 e muda posicionamento”
Listada no Bovespa Mais (QUSW3) da B3,
a Quality Digital anuncia crescimento de 55% em 2022, alcançando receita
líquida recorde de R$ 225,7 milhões. Segundo a Companhia, o crescimento
exponencial se refere, principalmente, a nova linha Digital Commerce, que
representou cerca de 25% da receita líquida total. Segundo o relatório, o
crescimento inorgânico, pós aquisição da empresa ACCT, representou 38% em 2022.
Quanto ao crescimento orgânico, a Companhia cresceu 17%. “Os números ratificam
que a execução da estratégia foi assertiva, com a força do grupo Quality, a
nova linha de negócios Commerce, se beneficiou da base de clientes do Grupo
para expandir a sua receita líquida em 22% no ano. A margem bruta da linha de
Digital saltou de 49% de representatividade para 65% do total e a margem EBITDA
atingiu 16%, crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação ao ano de 2021.
Resumindo, em 2022, com o foco em aceleração digital dos nossos clientes,
utilizando a tecnologia como ferramenta, mudamos o posicionamento da Companhia”
explica Rodrigo torres, CFO da Quality Digital.
O incremento do EBITDA também foi impactado pela entrada da linha Commerce no portfólio, com impacto de R$ 5,2 milhões, representando 56% do crescimento no último trimestre de 2022. A melhora da margem se deve, principalmente, por: aumento expressivo da receita líquida, como uma melhor margem operacional e as sinergias pós aquisição realizadas ao longo do último semestre de 2022. No acumulado, o EBITDA bateu recorde, R$ 36,9 milhões (+74% vs. 2021). ”É com grande orgulho que apresentamos mais um ano de crescimento recorde, com resultados robustos, expansão de negócios e estrutura de capital adequada. A concretização desse resultado se deve ao processo de transformação pelo qual a Companhia vem passando nos últimos anos, com foco na expansão das linhas de negócio digitais, na transformação e fortalecimento da cultura, no foco contínuo nos nossos clientes e, principalmente, no desenvolvimento das pessoas que fazem parte da nossa companhia”, complementa Rodrigo Torres.
Receita líquida por unidades de negócios
A companhia
alcançou no 4T22 o valor de R$ 61 milhões (+55,4% vs. 4T21),
sendo, R$ 14,7 milhões referente a nova linha, Digital Commerce (ACCT).
No acumulado de 2022 a Companhia atingiu a receita recorde de R$ 225,6
milhões (+55,5% vs. 2021), crescimento de R$ 80,5 milhões, sendo 51%
referente as Linhas Digitais. A composição da receita líquida da companhia,
mudou, em 2022 as Linhas Digitais tiveram um saldo de 15% em relação ao ano
anterior.
A Quality Digital confere o crescimento recorde de 55% da receita liquida e o exponencial incremento do EBITDA em 74%, a execução do plano estratégico, que resultou na aquisição em janeiro do ano passado da empresa ACCT Consultoria e Desenvolvimento S.A (“ACCT”). A ACCT, agora chamada de Quality Digital, empresa de arquitetura e engenharia de software, mantém a sua estratégia de solucionar problemas de negócios com tecnologia e desenvolve soluções de e-commerce para algumas das maiores marcas do mundo, especializadas em comércio digital, é líder técnico no Quadrante VTEX. A empresa conta com subsidiárias em Nova Iorque, Estados Unidos e Barcelona, Espanha, com projetos em mais de 20 países.
Torres explica
que a composição da receita líquida alterou de forma significativa, após a
aquisição da ACCT. A linha de Digital, que engloba as soluções digitais de
Commerce, Business e Plataformas passou a representar 51,2% do volume total da
receita líquida, e as linha de negócio IT Optimization teve uma redução
passando a ter representação de 48,8% no 2022, redução de 15,2 pontos
percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. “O resultado obtido é
proveniente da estratégia adotada pela Companhia em se posicionar como uma
empresa de soluções de omnichannel para aceleração digital dos seus clientes”,
comenta o executivo.
Para apoiar a empresa na integração da ACCT e no desdobramento estratégico, pelo segundo ano consecutivo, a Quality Digital utilizou a metodologia Lean, ao implantar processos e mecanismos com o apoio do time do Instituto Lean.” Foram definidos pilares estratégicos, com objetivos específicos e com grupos multidisciplinares com foco na aceleração de negócios, maior proximidade com os clientes e no desenvolvimento de nossos colaboradores. “Esses grupos realizaram ações que mudaram o posicionamento da Quality Digital. Exemplificando, atualmente 65% da margem bruta da Companhia provém de linhas digitais, um crescimento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior”, ressalta Torres.
O executivo informa também que as ações estruturantes realizadas por esses grupos estratégicos apoiaram no processo de obtenção de sinergias com a ACCT, na integração de seus colaboradores na nossa cultura e engajamento dos times, contribuindo, entre outros resultados, com o incremento na margem EBITDA em mais de 1,7 pontos percentuais. “Em 2023 iniciamos um novo ciclo também utilizando a metodologia Lean, no cenário complexo e desafiador que estamos vivenciando, a cadência do planejamento é fundamental para atingirmos os nossos objetivos”, completa o executivo.
Disciplina pós aquisição, a receita do sucesso
Britto
Junior, CEO da Quality, ressalta que a disciplina e a velocidade na
reorganização após aquisição de uma nova empresa é um diferencial importante no
modelo de negócio da empresa, a integração precisa funcionar de forma precisa
para atender de forma rápida e completa a demanda de nossos clientes.” Em
janeiro de 2022 fechamos a aquisição, 4 meses depois, já tínhamos concluído
todo o processo de integração das equipes de back office. Em paralelo,
no primeiro trimestre, iniciamos a implantação das sinergias comerciais e
operacionais. Com uma carteira de clientes blue chips e diversificada,
conseguimos gerar leads e novas vendas em 2022, entretanto, acreditamos
que temos muito a explorar ao longo dos próximos anos, o cross sell,
continuará sendo uma alavanca importante no crescimento do Companhia. Se
analisarmos isoladamente a linha de Commerce, o EBITDA gerado foi de R$ 9,7
milhões, crescimento de 53% em relação ao ano de 2021”, explica o CEO.
Em análise ao crescimento orgânico, a empresa teve mais um ano consistente, atingindo 17,5% de aumento da receita liquida, um incremento lastreado, principalmente com a entrada de novos clientes, que estrategicamente, são fundamentais para perenidade do negócio e pela potencialização do cross sell. “A história de mais de 33 anos da Companhia é baseada na valorização de relacionamentos de longo prazo, com contratos de receita recorrente”, reforça Britto Junior.
Para dar sustentação ao crescimento realizado e ao cenário desafiador de 2023, a Quality Digital trouxe para integrar a diretoria executiva, Frederico Heitmann, como
Diretor de Inovação e Fábio Feichtinger, como Diretor de Operação Digital, dois empreendedores, que possuem expertise comprovada em soluções digitais e lideravam a ACCT antes da aquisição.
Agenda ESG em conformidade com o crescimento
Na
parte corporativa, a Quality Digital destaca a evolução da agenda ESG. Com
relação aos temas Ambientais (Environmental), no caso do Quality Digital,
empresa de serviço de tecnologia, melhorias estão sendo aplicadas diretamente à
gestão de resíduos, energia, água, entre outros recursos essenciais, bem como o
correto descarte de computadores e celulares.
A empresa consolidou o formato majoritariamente de home office, pós-pandemia, com escritórios de apoio aos colaboradores. A empresa apresenta irrelevante impacto ambiental, pois os escritórios estão localizados em prédios e locais comerciais, com o devido tratamento de resíduos.
Todo descarte de computadores e celulares seguem as normas ambientais vigentes. Com relação ao tema Social, a Quality Digital vem realizando programas para promover a igualdade e a equidade na contratação de colaboradores, bem como o incentivo a diversidade. “Criamos em 2022 o programa Vagas Afirmativas, que são destinadas a pessoas que, em decorrência de fatores históricos e culturais, enfrentam diversos obstáculos - como preconceitos, estereótipos - para ingressar no mercado de trabalho. Foi criado também o grupo de afinidades de D&I (Diversidade e Inclusão)”, comenta Torres.
Em
Governança, a Quality Digital destaca que a equipe de Compliance foi aprimorada
a partir de um time com expertise para tratar os temas relacionados a
conformidade e integridade para que a conduta de determinadas leis, normas,
políticas internas e regras da Companhia sejam seguidas. Além disso, a
empresa criou uma Universidade Corporativa e uma plataforma de cursos e
treinamentos para desenvolver as equipes.
Sobre a Quality Digital
Com mais de 32 anos de
história, a Quality Digital é uma das principais empresas de tecnologia
do Brasil tendo como diferencial a habilidade de criar experiências digitais
únicas, e em múltiplos canais.
A missão da Companhia
consiste em acelerar digitalmente os negócios de seus clientes com soluções
criativas, inovadoras e de alto valor com foco em Business, Commerce,
Automation, IT Optimization e ESGRC (Auditoria, Governança, Risco e
Compliance).
Com isso, auxilia às
empresas a terem melhor performance operacional, governança e comunicação com
seus clientes usando plataformas digitais, equipes especializadas e
metodologias para promover a aceleração digital.
A Quality Digital tem cases
de sucesso nas verticais de indústria, aeroportuária, utilities, varejo,
e-commerce, telecom, saúde, agribusiness, construção civil, seguros,
transportes, prestadoras de serviços, financeiras, além de instituições do
governo além de instituições do governo federal e estadual, sendo uma das
maiores empresas de TI do Brasil, com mais de 1.900 colaboradores.
Presente em todo o
território nacional, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro,
além de sedes na Europa, Espanha, EUA e Paraguai, já soma projetos em
mais de 20 países e mais de 300 clientes ativos.
A Quality Digital é uma
empresa certificada pela ISO/IEC 20000-1:2018 e HDI, que valoriza as pessoas,
sua cultura e gestão Lean, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e o
comprometimento por fazer mais e melhor.