Antes de tudo, é importante saber que o gerenciamento do tempo é um processo de ordenamento das demandas de acordo com o prazo, prioridade e importância que serão realizadas em determinada quantidade de horas. Ou seja, fazer mais em menos tempo, de forma eficiente e produtiva.
Use o tempo ao seu favor
A primeira dica é: separe um momento do seu dia para fazer um planejamento da semana. A metodologia Getting Things Done (GTD), "A arte de fazer acontecer", em português. criada pelo americano David Allen, nesse ponto, pode ser uma grande aliada. O método consiste em cinco passos:
Comece coletando e anotando tudo o que você tem de fazer naquela semana, separe uma lista das atividades pessoais e outra do que precisa ser feito no trabalho. Processe tudo o que você colocou na lista, defina prazos, prioridades e a importância de cada um dos itens. Aproveite as ferramentas disponíveis no seu computador ou celular para organizar por categorias: a fazer, fazendo e concluído. Revise todos os dias para conferir os prazos e a urgência de entrega. Por último, faça, aproveite o controle do que deve ser feito ao longo da semana sem a preocupação de estar esquecendo algo.
É importante lembrar que esse planejamento é mutável, sempre o atualize com novas demandas ou compromissos. O importante é manter o controle do que deve ser feito para que você possa realizar as tarefas com tranquilidade. E vale um alerta: o planejamento é um guia para facilitar a sua jornada de trabalho. Não fique preso nele, é preciso agir. Fuja também do excesso de ferramentas, o ideal seria utilizar o mínimo para melhor administração. Quando houver grandes projetos, concentre-se em definir pequenas metas para alcançar um alvo maior.
Equilíbrio e bem-estar
Para a secretária de Gestão de Pessoas do TRT-10, Aleksandra Pereira dos Santos, a gestão do tempo permite organizar e priorizar o trabalho. No aspecto pessoal, em especial com o teletrabalho, essa gestão das tarefas resulta na melhoria do equilíbrio entre vida e trabalho, aumentando os níveis de bem-estar. "Quando há uma melhor administração do tempo e real percepção de sua importância, há alteração na rotina pessoal, com elevação dos níveis de bem-estar e felicidade", afirma.
Sobre a live da EJUD-10 que tratou do tema, Aleksandra avalia que o evento foi fundamental para desfazer alguns mitos com relação à produtividade e à gestão do tempo. "O mais relevante é que gerir o tempo não significa apenas a utilização de ferramentas tecnológicas e que produtividade não é somente realizar mais entregas. Gerir o tempo é antes de tudo uma mudança de atitude que impacta em demais aspectos da vida e a noção de produtividade hoje está muito mais relacionada ao equilíbrio vida trabalho, ao bem-estar e às condições de suporte organizacional e social para a realização do trabalho, reforça secretária da SEGEP.
Assista a live
A palestra com o especialista em Psicologia Positiva e Desenvolvimento do Potencial Humano, Mário Rondon, foi transmitida ao vivo pela Escola Judicial, em junho deste ano. A live abordou o tema "Ferramenta de Produtividade e Gestão de Tempo" e foi promovida com a colaboração do Setor de Estágios do TRT-10. Quem quiser assistir ou rever, a transmissão está disponível no canal do YouTube da EJUD-10.
Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=fIj-14Pv27w