O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou a professora doutora Márcia Abrahão como reitora da Universidade de Brasília (UnB).
A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (20/11) no Diário Oficial da União (DOU). Reeleita, a professora era a primeira colocada da lista tríplice e deve permanecer no cargo até 2024.
Márcia está no cargo desde 2016. Em agosto deste ano ela foi reeleita com 54% dos votos.
Essa foi a primeira eleição para reitoria da UnB feita completamente de forma remota, já que as atividades presenciais estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.
O Poder Executivo tem a prerrogativa de optar por qualquer chapa presente na lista tríplice. No entanto, costumava-se respeitar o resultado das urnas, uma tradição quebrada durante a gestão de Bolsonaro.
Marcia Abrahão tem um currículo vasto, a professora possui Graduação (1986), Mestrado (1993) e Doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na Université d'Orleans e BRGM (Orleáns, França). Fez Pós-Doutorado na Queens University, Canadá (2003-2004).
É professora Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de granitos e mineralizações associadas, em depósitos no Brasil, Cuba, Peru e Colômbia.
É reitora da UnB desde 24 de novembro de 2016 e ficará no cargo até 2024.
Com informações do Correio Braziliense